NARRATIVA DO ESTRANHAMENTO ENSINO DE HISTÓRIA ENTRE A IDENTIDADE E DIFERENÇA

Nilton Pereira Mullet, Diego Sousa Marques

Resumo


O artigo propõe-se discutir os limites de um ensino situado entre a identidade e a diferença. Nesse sentido, o artigo realiza uma análise do ensino de História como espaço de produção de identidades e como lugar do ensino da diferença. Constata que o ensino de História, no Brasil, que em outro tempo fora lugar de construção da nacionalidade, espaço onde se afirmava os valores da nação, hoje se converte no lugar da identidade. O que propomos discutir é que o ensino de História e a própria História, vivem um dilema desde sua liberação ante a servidão a um ensino voltado à afirmação dos valores do Estado-nação, como fora desde o século XIX. Esse dilema é, justamente, se o ensino de História se volta para a identidade ou para a diferença; se o ensino de História constitui-se em um espaço de memória, revelando-se como disciplina útil aos interesses dos grupos identitários ou se apresenta como um palco por onde desfilam diferenças e experiências alheias à realidade dos estudantes. Ao mesmo tempo, o artigo discute o papel da narrativa na aula de História, como estratégia expressiva para enunciar a diferença e para redefinir as relações entre as novas gerações com seu passado.

 


Palavras-chave


Ensino de História. Identidade. Diferença

Texto completo: 83-102

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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