PROJETO PINHOLE – FOTOGRAFIA NA LATA: RIBEIRÃO PRETO ATRAVÉS DO OLHAR DE JOVENS DE UMA ESCOLA SOCIAL

Victor de Vargas Giorgi, Marcos Acácio Neli, Karla Stropa Goulart, Rafael Gila Gomes, Liliane Domeneghi

Resumo


O presente trabalho relata a experiência vivenciada por educadores e educandos do Ensino Médio da Escola Social Marista Ir. Rui, situada na cidade de Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo. As ações fizeram parte do Projeto Pinhole – Fotografia na Lata, que teve por objetivo o desenvolvimento do pensamento reflexivo e crítico nos educandos ao registrarem realidades discrepantes, tanto socioeconômicas quanto ambientais em determinadas regiões da cidade. O retrato das desigualdades socioambientais registradas pelos educandos, suscitou diversas discussões problematizando as causas da degradação de espaços públicos, bem como o levantamento de possíveis ações para a transformação de algumas realidades, em especial, a população em vulnerabilidade social. Aliando os conteúdos pedagógicos das diferentes áreas do conhecimento, tais como História, Geografia, Sociologia e Ciências, o projeto possibilitou a visão sistêmica das ciências, favorecendo o trabalho interdisciplinar, o qual contribuiu para o processo de formação integral e humanizada dos educandos, formando cidadãos críticos e conscientes.


Palavras-chave


Educação Ambiental; Justiça Ambiental; Diferenciação socioespacial; Distinção Social; Ensino Médio.

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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