REFLEXÕES SOBRE DOCUMENTÁRIO AUDIOVISUAL PARA O PROFESSOR DE PORTUGUÊS E O COMUNICADOR SOCIAL: OLHARES SOBRE UM MESMO GÊNERO AUDIOVISUAL

Vicente Gosciola, Gisele Maria Barachati, Thiago Vasquez Molina

Resumo


O tema central deste trabalho é o olhar do Professor de Português e do Comunicador Social para o gênero documentário audiovisual. A 6a edição da Olimpíada de Língua Portuguesa4, em 2019, terá a inclusão do gênero documentário. Para tanto, o portal da Olimpíada publicou sequências didáticas (SD) para a escrita de roteiro de documentário. Sendo o roteiro uma etapa da produção de conteúdos audiovisuais, faz-se necessário investigar em que medida essa produção é contemplada na sequência. O objetivo deste trabalho é, portanto, analisar uma SD proposta pela Olimpíada, para responder às perguntas: qual é o contexto de produção da escrita do roteiro? A SD prevê a produção de documentários? Qual é o tratamento didático dado à criação de documentários? Para a análise da SD tomamos como teoria o Interacionismo Sociodiscursivo e para tratar do gênero documentário consideramos como referência pesquisadores da área da Comunicação que estudam cinema e documentário. Vê- se, na análise da SD, que a produção de roteiros culmina na criação de documentários, contudo há poucas etapas previstas para a criação do produto audiovisual. Neste sentido, o Comunicador Social pode contribuir com o Professor de Português, sugerindo etapas de trabalho específicas para o desenvolvimento da linguagem audiovisual.


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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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