INTRÂNSIGÊNCIAS COTIDIANAS: SUJEITOS COM AUTISMO E EDUCAÇÃO

Vanessa Marocco

Resumo


Este texto refere-se a uma reflexão teórico-metodológica desenhada a partir do estar-junto com sujeitos com autismo, portanto, pode ser entendido também como um relato experiencial. Produzido a partir de um momento, uma disciplina do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, no qual pudemos estudar o conceito de experiência por diversos autores, pensou-se trazer uma espécie de síntese que diz respeito a como pensamos os sujeitos a nossa volta e como nos tornamos sujeitos à medida que sustentamos tal pensamento. Tantas foram as narrativas de colegas mestrandos e doutorandos do que poderia ser entendido como experiência, que decidiu-se por centralizá-las em outro viés, em sujeitos que não estavam naqueles momentos de estudo, mas que certamente sobrevoaram meus pensamentos deslocando os discursos que podia escutar. Na experiência, como foco das relações: sujeitos com autismo no contexto das escolas regulares, tomados a partir da convivência e das diversas pesquisas científicas realizadas por mim e por outros estudiosos. Esta foi a inspiração para pensar uma possível mistura, principalmente, entre autores como Giorgio Agamben e Maurice Merleau-Ponty.


Palavras-chave


Experiência; Educação; Sujeitos com Autismo

Texto completo: 378-388

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

Indexada em:


Latindex

bbe

 

clase

iresie