O USO DO MOODLE NO DESENVOLVIMENTO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO
Resumo
O processo de formação docente, inicial ou contínuo, deve levar em consideração as várias dimensões que o constituem, que são: educacional, cultural, social, econômica e política. Como vivemos numa sociedade digital, é preciso considerar como dimensão desse processo também o uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), como, por exemplo, o Moodle, que pode contribuir para a realização do ensino, visando à aprendizagem. Esta pesquisa investigou como ocorreu a utilização do Moodle na vivência da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e destacou quais foram as contribuições desse ambiente de aprendizagem para a realização das diferentes etapas dessa metodologia. Teve como objetivos: (a) identificar as formas de utilização do Moodle pela professora e alunas(os); e (b) analisar as contribuições do Moodle para a realização das cinco etapas do Arco na formação docente inicial. Os procedimentos metodológicos desenvolvidos foram: revisão bibliográfica e documental, a partir da leitura, reflexão e discussão de textos selecionados; e análise e tratamento das informações fornecidas pelas Fichas de Autoavaliação e de Avaliação da Unidade Temática, preenchidas por 21 participantes. Os resultados demonstraram que o Moodle deve ser utilizado nas práticas pedagógicas docentes, considerando seus limites e potencialidades para o uso eficiente. Sua utilização contribuiu para alcançar objetivos fundamentais na formação docente inicial, como o desenvolvimento da comunicação por meio da linguagem escrita e da autonomia para aprender. Além disso, o uso do Moodle promoveu não só uma relação dialógica, mas também uma comunicação permanente entre professora e alunas(os).
Palavras-chave
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
Indexada em: