RELATOS DE DIFICULDADES RELACIONADAS À INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA REDE REGULAR DE ENSINO

Maria Grazia Guillen Mayer, Maria Amelia Almeida

Resumo


 

Garantir sucesso no processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais no sistema regular de ensino ainda é uma tarefa que exige muito esforço e dedicação por parte das famílias e profissionais envolvidos. Infelizmente ainda se observa muitas famílias de pessoas com algum tipo de deficiência alheias aos seus direitos, mesmo os direitos de frequentar uma escola regular. Esse estudo teve como objetivo relatar a experiência de três famílias que tiveram algum tipo de dificuldade no processo de inclusão de seus filhos com síndrome de Down na rede regular de ensino. Participaram três famílias cujas  crianças tinham entre 6 e 7 anos. A coleta dos dados foi realizada por meio de relatos e observações. Foi possível inferir que, especialmente a falta de informação, ainda faz com que as famílias sejam muito passivas no meio escolar, estando alheias à muitos de seus direitos garantidos por lei.


Palavras-chave


Educação; Educação Especial; Síndrome de Down

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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