REFLEXÕES SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE: SABERES E PRÁXIS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Janaina Cé Rossoni, Vera Lucia Felicetti

Resumo


O artigo busca refletir sobre o trabalho dos educadores, no que concerne à escolha da profissão, à carreira e sua relação com os saberes docentes, oriundos da história de vida, das relações sociais e, sobretudo, da experiência profissional. Para isso, elegem-se as ideias de Tardif, as quais interagem com as de outros pesquisadores que tratam do assunto educação. Dessa forma, através de uma abordagem bibliográfica de cunho exploratório, o presente artigo traz a questão dos saberes e trajetórias docentes e pretende, com isso, fazer uma conexão com a práxis pedagógica correspondente ao ensino da Língua Portuguesa, na tentativa de proporcionar uma reflexão sobre o aproveitamento da contação de histórias como meio de aprendizagem da língua.


Palavras-chave


saberes docentes; práxis pedagógica; Língua Portuguesa

Texto completo: 147-162

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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