COMO O LÚDICO É DEFINIDO POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS?: CONCEPÇÕES, DEFINIÇÕES E INDICADORES EM BUSCA DA EXISTÊNCIA DO LÚDICO

Jonathan Fernandes de Aguiar

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir qual é a compressão dos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) sobre o lúdico no processo de ensino-aprendizagem e sua percepção do que seja um professor lúdico. Esta pesquisa voltou-se para os professores que participaram da formação continuada do Pacto Nacional da Alfabetização pela Idade Certa (PNAIC), sob a responsabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no município de Itaperuna/RJ. A abordagem metodológica escolhida foi análise de conteúdo (BARDIN, 2016), que teve como instrumento para coleta de dados, um questionário semiestruturado. Conclui-se com este estudo que os professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental conseguem definir o que é lúdico em seus diversos aspectos considerando-o intrínseco ao ser humano. Assim, o lúdico pode ser denominado como brincar e seu significado ganha pluralidade por ser referir a seres humanos. Sobre ser um professor lúdico, os mesmos remetem a ação pedagógica, ao despertar o prazer pelo desejo de aprender. Além de destacarem nesta acepção que é reinventar a sala de aula com poucos recursos, localizando o lúdico como um elemento indispensável neste processo.

 


Palavras-chave


lúdico. docência. anos inicias do ensino fundamental. criatividade. brincar.

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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