INDÍCIOS DA LINGUAGEM ESCRITA EM UMA CRIANÇA COM ATRASO NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR: A BRINCADEIRA, O DESENHO E A NARRATIVA
Resumo
Este estudo interessa-se pelas possibilidades de aprendizagem de crianças que apresentam necessidades educacionais especias. O objetivo é identificar os indícios do desenvolvimento da linguagem escrita em uma criança com diagnóstico de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, considerando-se as vivências da criança com a brincadeira, o desenho e a narrativa em diferentes espaços educativos: a escola de educação infantil e a clínica fonoaudiológica. Com base nos pressupostos teóricos e metodológicos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, opta-se pela análise dos processos e pelo estudo da origem dinâmico-causal, enfatizando-se uma análise explicativa e não descritiva. O procedimento de estudo envolve filmagens de atividades de brincadeiras de faz-de-conta, desenho e narrativas de histórias infantis, nos contextos da escola e da clínica. Os episódios selecionados para a análise focalizam a dinâmica dialógica entre a criança e seus interlocutores. Os resultados indicam que a partir das atividades simbólicas, como desenho e brincadeira de faz-de-conta, e por intermédio da mediação, a criança pode desenvolver suas capacidades sígnicas. Considera-se que, a atuação deliberada do outro, deve ser mais explorada, no sentido de tornar as práticas pedagógicas e clínicas mais significativas e voltadas para a elaboração das funções mentais superiores. Deste modo, compreende-se que o trabalho envolvendo tais esferas simbólicas torna-se um caminho possível para o desenvolvimento de crianças que apresentam necessidades educacionais especiais.
Palavras-chave
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
Indexada em: