ESPAÇOS DA ARTE NA EDUCAÇÃO – UMA PROPOSTA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS/AS

Luciene Cléa Silva, Rozana Vanessa Fagundes Valentim de Godoi

Resumo


A arte, como produtora de códigos artísticos, está presente nas representações feitas pelo homem sobre o mundo, em diferentes contextos históricos. Inerentes ao tempo, esse homem e essa arte são manifestações que se expressam nas mais variadas linguagens, sejam visuais, sonoras ou cênicas; são produções artísticas e estéticas evidenciadas em cada época, em cada cultura. Com base nesse entendimento sobre a arte, este texto visa refletir acerca da formação inicial do Pedagogo e sua relação com o saber estético, objetivando, especificamente, investigar acerca da visão dos acadêmicos do curso de Pedagogia da UFMS/CPPP em relação à inserção de disciplinas relacionadas à área de arte no currículo do curso, além de verificar se esses acadêmicos identificaram algum propósito de essas disciplinas fazerem parte de sua formação acadêmica. Outro objetivo pretendido foi o de averiguar se houve articulação entre a proposição do projeto de extensão “Espaços da Arte na Educação” e a formação dos acadêmicos, enquanto Pedagogos. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário semiestruturado, entregue aos acadêmicos do curso de Pedagogia, integrantes, também, do GEPAE - Grupo de Pesquisa e Estudo em Arte e Educação. Os dados coletados por meio desse instrumento forneceram subsídios para uma análise qualitativa, a qual evidenciou, dentre outros aspectos, a relevância de se oferecer um conhecimento artístico no percurso da graduação, visto que este permite ao profissional uma formação mais ampla e consolidada nas múltiplas linguagens e dimensões do conhecimento que a arte pode proporcionar.


Palavras-chave


Pedagogia. Arte. Fronteira. Projeto

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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