AS RAÍZES HISTÓRICO-SOCIAIS DA FONOAUDIOLOGIA E SUA INTERFACE COM A EDUCAÇÃO

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Suzelei Faria Bello, Henrianne Barbosa, Amarílio Ferreira Junior

Resumo


Este artigo visa recuperar as raízes histórico-sociais da Fonoaudiologia e sua interface com a Educação em uma obra do século XVII, “A arte de criar bem os filhos na idade da puerícia”, escrita pelo padre Alexandre de Gusmão. Os indícios das relações entre estas duas áreas de conhecimento foram buscados por meio de uma reflexão sobre o conceito de infância próprios da filosofia educacional jesuítica no período colonial brasileiro. A pesquisa é de cunho bibliográfico e os procedimentos metodológicos incluíram as seguintes fases: constituição do referencial teórico com base na literatura de referência do campo educacional e fonoaudiológico; leitura integral da obra compulsada e análise dos resultados à luz das teorias que fundamentaram a investigação. Conclui-se que tal obra liga Gusmão à proto-história da Fonoaudiologia brasileira, o que pode contribuir para a ampliação de estudos sobre a formação histórica dessa área e sua interface com a Educação. 



Palavras-chave


Fonoaudiologia; História da Educação; Educação na Infância

Texto completo: 353-376

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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