Pobreza e desigualdade social: o acesso de estudantes inscritos no Programa Bolsa Família à Educação Básica

Sandra Pottmeier, Lais Oliva Donida, Apoliana Regina Groff, Melissa Probst

Resumo


O presente artigo se insere no campo dos estudos empreendidos em um Curso de Especialização sobre Educação, Pobreza e Desigualdade Social. Entrelaçando reflexões sobre pobreza e desigualdade social objetivou-se problematizar o acesso de estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família à educação básica como elemento produtor, mantenedor ou transformador da condição de pobreza. Como objetivo específico buscou-se refletir acerca dos direitos humanos e da cidadania, da pobreza e da história da educação, demarcando o Programa Bolsa Família e a questão da condicionalidade das crianças na escola. A pesquisa é de abordagem qualitativa, e os dados foram gerados a partir da aplicação de um questionário socioeconômico, a estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família, bem como a partir de pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam para o fato de que, independente das proposições dos programas de Educação para Todos, como política pública, o acesso à educação básica ainda tem ocorrido de maneira desigual, chamando a atenção para o reconhecimento do conceito e das vivências da/sobre a pobreza e do acesso de todos aos direitos.


Palavras-chave


Educação Básica. Desigualdade Social. Programa Bolsa Família.

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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