A formação didático-pedagógica de enfermeiros licenciados: a perspectiva dos professores

Wanderlei Abadio de Oliveira, Beatriz Pereira, Luciane Sá de Andrade, Marta Angélica Iossi Silva, José Eugenio Rodríguez Fernández, Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves

Resumo


A formação didático-pedagógica possui um valor central na formação de professores e podem apresentar desafios quando essa formação ocorre em um curso da área da saúde. Reconhece-se que existem desafios a serem superados na literatura científica sobre a abordagem desta formação na área da saúde no ensino superior. Nesse sentido, esse estudo objetivou examinar a perspectiva de professores acerca de disciplinas que compõem a formação de enfermeiros licenciados. A abordagem metodológica adotada foi de cunho qualitativo e os dados se originaram dos registros docentes de três disciplinas de um curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem: educação e sociedade; promoção da saúde na educação básica; e metodologia do ensino em enfermagem. Os resultados foram sistematizados por meio da análise textual discursiva. Os resultados foram sintetizados em um metatexto que expressa: 1) as aproximações e afastamentos com o campo da Educação por meio de metodologias ativas; 2) a compreensão da interface saúde e educação; e 3) as necessidades de um continuum crítico-reflexivo. O conjunto dos dados revelou a essencialidade da atuação do professor para propiciar a construção de aprendizagens relacionadas à educação no campo da saúde. O estudo adiciona à literatura informações sobre aspectos que podem facilitar a formação didático-pedagógica no ensino superior em cursos da área da saúde.

Palavras-chave


Mediação da aprendizagem. Ensino superior. Docência universitária; Licenciatura em Enfermagem

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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