O DEBATE NATURALISTA COMO APOIO PARA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EM EDUCAÇÃO

ERICO LOPES PINHEIRO DE PAULA

Resumo


Procuro neste texto apresentar esclarecimentos metodológicos, que permitam segurança na análise de textos oficiais. Ilustrei dois métodos nítidos e amplamente catalogados como ponto de partida para o enfrentamento das questões geradas no problema da pesquisa mais ampla: qual a forma mais objetiva para se confrontar textos acadêmicos com redações oficiais de leis? Para apresentar os fundamentos busquei suporte nas proposições de dois clássicos (Descartes e Hume) e descrevi suas principais ideias em função de um percurso. Em cada um, identifiquei a perspectiva de conhecimento, as relações estabelecidas entre sujeito e objeto, bem como a noção de verdade. Na discussão, posicionei os conceitos dos autores em função do debate entre naturalismo e ceticismo. Então, cheguei às considerações finais que permitiram compor o estatuto epistemológico perseguido para o doutoramento.

Palavras-chave


Ceticismo; Naturalismo; Empirismo; Metodologia; Teoria pedagógica

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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