O DEBATE NATURALISTA COMO APOIO PARA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EM EDUCAÇÃO
Resumo
Procuro neste texto apresentar esclarecimentos metodológicos, que permitam segurança na análise de textos oficiais. Ilustrei dois métodos nítidos e amplamente catalogados como ponto de partida para o enfrentamento das questões geradas no problema da pesquisa mais ampla: qual a forma mais objetiva para se confrontar textos acadêmicos com redações oficiais de leis? Para apresentar os fundamentos busquei suporte nas proposições de dois clássicos (Descartes e Hume) e descrevi suas principais ideias em função de um percurso. Em cada um, identifiquei a perspectiva de conhecimento, as relações estabelecidas entre sujeito e objeto, bem como a noção de verdade. Na discussão, posicionei os conceitos dos autores em função do debate entre naturalismo e ceticismo. Então, cheguei às considerações finais que permitiram compor o estatuto epistemológico perseguido para o doutoramento.
Palavras-chave
Ceticismo; Naturalismo; Empirismo; Metodologia; Teoria pedagógica
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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
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