HORIZONTES DA APRENDIZAGEM ATIVA E SUAS VEREDAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Resumo
Ante a contumaz validação da Pedagogia da Transmissão e sua primazia nas práticas da Educação Superior, envolvendo experiências calcadas no professor e em seu conhecimento e eventualmente no desenvolvimento intelectual do aluno, este estudo propõe-se a uma releitura de componentes da aprendizagem ativa enquanto alternativa metodológica com expressivo potencial pedagógico para a formação acadêmica de futuros profissionais e cidadãos suficientemente qualificados ao atendimento de uma sociedade imersa em contínuas e vertiginosas transformações. As linhas aqui lançadas estendem-se, também, aos passos do exercício da problematização, atividade que, ao preconizar o envolvimento com a realidade, faculta ao educando aflorar seu espírito crítico e questionador, apurando suas percepções e formando indivíduos socialmente comprometidos. Evocando, por fim, a habilitação de egressos mais bem preparados para o mercado de trabalho, tenciona-se, por conseguinte, alcançar evidências favoráveis à dileta aplicação das metodologias ativas no contexto da Educação Superior.
Palavras-chave
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
Indexada em: