CIDADE E ARQUITETURA: (RE)CONHECER E PRESERVAR ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Tarcisio Dorn de Oliveira, Helena Copetti Callai

Resumo


Na elaboração deste ensaio teórico observou-se o estudo exploratório, onde tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito. Esta reflexão tem como objetivo investigar a educação patrimonial como possibilidade de construir nos sujeitos o sentimento de preservação do patrimônio arquitetônico e o (re) conhecimento da cidade com vistas à promoção e vivência da cidadania reforçando o pertencimento com o local, onde a educação é o fio condutor no processo de conhecer e entender melhor a cidade, através de uma reflexão constante do pensamento crítico e criativo em relação a arquitetura. A educação patrimonial é uma forma de conscientizar, as comunidades da importância de preservar seus bens, que são os registros dos acontecimentos da história de um lugar, de uma sociedade e que muitas vezes se perdem por falta de incentivo ou pela perda da identidade da comunidade que sofre as mudanças e interferências do mundo globalizado. Visa instigar a sociedade da contemporaneidade à reflexões e ações adequadas que fortaleçam a identificação, a valorização e a preservação da memória urbana, onde através da arquitetura, seja possível observar a importância que os edifícios de relevânica arquitetônica trazem aos espaços urbanizados, criando olhares que busquem e apreciem a manutenção desse patrimônio, sendo possível criar um ambiente que se tenha respeito ao antigo, à história e ao mesmo tempo auxiliando no que diz respeito a sustentabilidade cultural e ambiental das cidades.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

Indexada em:


Latindex

bbe

 

clase

iresie