ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO: ACENANDO PARA UM DEBATE FRENTE ÀS POSSIBILIDADES EDUCATIVAS PROMOVIDAS PELA APROXIMAÇÃO MUSEUS DE CIÊNCIAS-ESCOLA

Rúbia Amanda Guimarães Franco, Carla Madalena Santos, Diego dos Santos Leon, Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Pedro Donizete Colombo Junior

Resumo


A escola e a educação formal, ainda que necessárias, não são os únicos meios de aprendizagem de que dispomos em nossa sociedade. Nos últimos anos é crescente o número de pesquisas, particularmente em educação, que tem investigado o potencial de aprendizagem promovido por outros espaços educacionais, externos à escola, comumente definidos como espaços de educação não-formal. Este trabalho configura-se um ensaio oriundo da disciplina Educação em Espaços Não Formais e o Ensino de Ciências, do curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. O objetivo centra-se em discutir sobre aspectos que envolvam a educação não-formal, por meio de revisão da literatura da área concernente e de reflexões sobre as discussões e socialização de conhecimentos na referida disciplina. Buscamos aqui caracterizar a educação não-formal, discutir sobre os espaços de divulgação científica, em especial museus de ciências, e a transposição didática/museográfica do conhecimento científico. Ademais, abarcar a importância dos mediadores nos espaços de educação não formal, além da função educativa destes espaços e a possibilidade de complementaridade museu-escola. A partir de nossas reflexões, explicitamos a importância dos espaços não-formais de educação para a aprendizagem das Ciências da Natureza ao longo da vida, e a necessidade de ampliar as pesquisas que os envolvem.


Palavras-chave


Relação Museu-Escola; Educação Não-Formal; Educação em Ciências.

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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