DA FALA À LÍNGUA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DO LATIM

Paulo Eduardo de Barros Veiga

Resumo


Não é de espantar que, assim como uma criança brasileira, por exemplo, fala naturalmente o português, há aproximadamente dois mil anos, uma criança nascida em Roma conversava, interagia com outras crianças e brincava em latim. De fato, não se pode negar que o latim foi a língua materna dos antigos romanos, tampouco considerar como legítimo o uso artificial dessa língua como meio de comunicação por qualquer indivíduo cuja audição não consegue mais captar sequer a prosódia original do verso latino. Tendo em vista a preocupação de ensinar o latim a partir de textos originais romanos, com base na dicotomia língua e fala, estabelecida por Saussure, o artigo propõe refletir sobre a linguagem, tratando de questões de língua e aprendizado de latim, tendo como objetivo atualizar algumas discussões sobre ensino de uma língua antiga. O artigo é parte de um estudo maior cujos fundamentos estão consolidados nas pesquisas sobre linguagem e método realizadas, principalmente, por Lima, em Uma estranha língua?. Mais especificamente, este texto apresenta duas propostas metodológicas, quais sejam, a recorrência e a normalização, que procuram garantir uma coerência no estudo da língua materna, que estabelece um diálogo profundo com uma cultura, no caso, a romana. Sem desconsiderar, portanto, que o estudo do latim prioriza a competência receptiva necessariamente escrita, a metodologia visa a resgatar o contexto de produção desses textos escritos, como falas legítimas, para que, a partir delas, o aluno principiante adulto possa perceber, compreender e assimilar o sistema linguístico – a língua latina –, ao encontro dessa cultura antiga tão cara à percepção de nossa identidade, em constante diálogo.


Palavras-chave


Ensino de Língua Latina. Cultura Clássica. Metodologia. Saussure.

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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