PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM
Resumo
Frente às mudanças socioeconômicas atuais, novas configurações à organização do trabalho impuseram-se, repercutindo, entre outras coisas, nos relacionamentos interpessoais. Mediante esse contexto, o presente estudo objetivou compreender e analisar vivências de prazer e sofrimento no trabalho de docentes da educação profissional de nível médio em enfermagem. De natureza qualitativa, descritivo exploratório, o estudo contou com a participação de oito professores inseridos em duas instituições de ensino privadas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, analisadas por análise de conteúdo temática. Os resultados apresentaram como fatores desencadeantes de sofrimento: sobrecarga de trabalho, falta de reconhecimento, desvalorização social, má remuneração e dificuldades afetivas na relação professor-aluno. Os sentimentos de prazer emergiram ligados às experiências de reconhecimento no trabalho e ao bom convívio. Os resultados também indicaram condições favoráveis à transformação do sofrimento através da cooperação e reconhecimento do trabalho dos professores.
Palavras-chave
Educação; Formação de Professores
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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
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