EDUCAÇÃO MUSICAL E PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS:

MARCELO PARAISO ALVES

Resumo


A intenção da pesquisa foi investigar as tessituras e enredamentos das redes de sujeitos e subjetividades na educação musical, a intenção foi perceber as redes como locus de processos emancipatórios para alunos do Ensino Fundamental, mais especificamente, por intermédio do estudo das ações pedagógicas desenvolvidas no cerne projeto BLOCODECONCRETO. Os fundamentos teóricos-epistemológicos-metodológicos que nortearam as investigações, tiveram como base os conceitos de currículos praticados, modos de usar e fazer, trazendo para o centro do debate as práticas culturais “produzidas” a partir das narrativas e episódios de ensino construídos no BLOCODECONCRETO. O paradigma indiciário permitiu encontrar entrelaçamentos importantes a partir da produção histórica do tempo/espaço estudado.


Palavras-chave


Cotidiano; Processos Emancipatórios; Redes de subjetividades; Ensino Fundamental

Texto completo: 409-431

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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