ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: AÇÕES COMPARTILHADAS COM LICENCIANDOS EM ENFERMAGEM

Neire Aparecida Machado Scarpini, Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves

Resumo


A interação de diferentes profissionais no espaço escolar favorece a construção de conhecimentos e a promoção da saúde dos escolares. Este estudo analisa os significados construídos pelos professores da Educação Básica em interação com enfermeiros licenciandos, nas ações de promoção da saúde com os escolares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem histórico-cultural, realizada em três escolas públicas de uma cidade do interior de São Paulo. Contou com a participação de 28 professores do Segundo Ciclo do Ensino Fundamental. Utilizou-se a técnica de grupo focal e observação. Os grupos focais foram gravados e transcritos e as observações registradas em diário de campo. Foram realizados dois encontros de grupo focal em cada escola. Os dados foram analisados à luz da abordagem histórico-cultural de Vigotski, por meio da análise temática, cujos resultados apontam quatro unidades: integração de pessoas e ações compartilhadas; integração de pessoas e conteúdos; expectativa de maior integração; interação e atuação significativa na escola. A atuação de enfermeiros na escola é esperada pelos professores, atingindo os mesmos direta e indiretamente; a interação mediou os assuntos de saúde e enfatizou questões relevantes dos escolares favorecendo situações significativas, efetivando assim, a intersetorialidade educação e saúde.

 


Palavras-chave


Interação; Enfermagem; Educação Básica

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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