AUTONOMIA E EMANCIPAÇÃO EM JACQUES RANCIÈRE E PAULO FREIRE

Francisco Cetrulo Neto, Nelosn Rangel Soares Filho

Resumo


Buscou-se, neste artigo, traçar um paralelo entre os pensamentos de Jacques Rancière e Paulo Freire destacando-se os conceitos de autonomia e emancipação a partir, principalmente, de duas obras: “O mestre ignorante, cinco lições sobre a emancipação intelectual” e “Pedagogia da Autonomia, saberes necessários à prática educativa”. Utilizando o método comparativo, procurou-se identificar semelhanças entre os dois textos de modo a aproximar os postulados propostos pelos dois autores. Entretanto, ao se fazer a análise, percebeu-se claramente que havia pontos de diferenciação acerca do que os autores propunham. Por esta razão, em vistas dos resultados, optou-se por demarcar as semelhanças (aproximações) e as diferenças (distanciamento) entre os autores supracitados. Desse modo, a partir de uma análise comparativa, estabelecemos algumas ideias sobre o processo de ensino e aprendizagem a partir da constituição de sujeito autônomo e suas circunstâncias.


Palavras-chave


Autonomia. Emancipação. Rancière. Freire.

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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