CONSTITUIÇÃO HISTORICO CULTURAL DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM EM INDIVIDUOS COM SÍNDROME DE DOWN

Carla Salati Almeida Ghirello-Pires, Sonia Mari Shima Barroco

Resumo


O presente estudo tem como objetivo apresentar o processo de aquisição de linguagem de indivíduos com deficiência intelectual, mais especificamente a síndrome de Down, considerando os aspectos linguísticos, motores e neurológicos com base na perspectiva histórico-cultural defendida por L. S. Vigotski.  A constituição sócio-histórica da linguagem e a sua participação no desenvolvimento da humanidade e dos indivíduos têm sido muito cara à Teoria Histórico-Cultural e fundamental para a compreensão do desenvolvimento do homem nos âmbitos filo e ontogenético. Nossa pesquisa resulta de estudos teóricos direcionando a atenção para as diferentes etapas dessa aquisição, a saber, níveis linguísticos da fonologia, sintaxe e semântica, bem como para as etapas posteriores do pensamento abstrato como a compreensão de piadas.  Os estudos iniciais que vimos realizando evidenciam o papel crucial das mediações direcionadas às pessoas com síndrome de Down para o desenvolvimento de suas funções psicológicas superiores, incluindo a linguagem, rumo à abstração.


Palavras-chave


linguagem. Síndrome de Down. Teoria Histórico-Cultural.

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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