DIFERENÇAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS ESCOLAS RURAIS: PROCESSOS FORMATIVOS DO CONHECIMENTO DE SI

Charles Maycon Almeida Mota, Fabrício Oliveira da Silva, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios

Resumo


O presente artigo analisa como o conhecimento de si se apresenta como um processo de formação e autoformação para os professores de escolas rurais, buscando compreender como estes lidam com as diferenças na sala de aula. Para discutir os pressupostos teóricos que impulsionam essa produção, tomamos como base os estudos de Josso (2010), Bhabha (2013), Rios (2011). Concernente aos pressupostos metodológicos, fundamentamos o estudo a partir das contribuições de Pineau (2014) e Souza (2006). Este trabalho tomou como base a pesquisa-formação se utilizando das entrevistas narrativas de duas professoras que atuam em escolas rurais do município de Várzea do Poço, interior da Bahia-Brasil no território da Bacia do Jacuípe. Com este estudo pudemos compreender que o conhecimento de si se apresentou como um elemento relevante para os movimentos formativos e autoformativos dos professores da escolas rurais, evidenciando que as diferenças ainda são tratadas de acordo às concepção e formação destes docentes, deixando claro a necessidade de um maior aprofundamento nos estudos sobre identidade e diferença.

Palavras-chave


Diferenças.;Docência; Ruralidades; Conhecimento de si.

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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