PANORAMA E PERSPECTIVAS DE PROPOSTAS PARA A COMUNICAÇÃO DO SURDOCEGO ONTEM, HOJE, AMANHÃ

Sueli Fernandes da Silva Rached, Antonio Henrique Coutelo de Moraes, Wanilda Maria Alves Cavalcanti

Resumo


Trazer considerações sobre um tema pouco abordado nas pesquisas brasileiras reveste este artigo de significativa relevância. A surdocegueira pode se referir à impossibilidade total de ver e ouvir. No entanto, deve ser levado em consideração o fato de existirem surdocegos com resíduos visuais e/ou auditivos, constituindo-se desse modo um grupo bastante heterogêneo. O objetivo deste trabalho é “ver e ouvir” a surdocegueira, analisando as formas de comunicação do surdocego pré-linguístico e adotando um novo olhar para o processo do qual fazem parte, além dos sujeitos, professores, guia intérprete e familiares. Os autores que fundamentaram esse trabalho foram Amaral, Araóz, Cormedi, Farias e Maia, Reily, Mansini, Costa e Cader-Nascimento, Nori e Costa, dentre outros. A coleta de dados contou com as seguintes fontes: entrevista com pais, mapas de comunicação e observação direta dos sujeitos em interações sociais. A análise dos dados coletados, realizada individual e coletivamente com dez surdocegos pré-linguísticos pernambucanos na faixa etária de três a dez anos, possibilitaram a elaboração de um perfil das formas comunicativas desses sujeitos. As considerações finais revelaram que as formas de comunicação variam de sujeito para sujeito, independente da faixa etária, embora exista um conjunto delas mais ou menos comuns, expressas pelo grupo, além de apontar para o uso de estratégias que facilitam essas aquisições. Esperamos com este trabalho contribuir para a renovação do panorama de atenção e perspectivas para o trabalho com crianças surdocegas, trazendo demonstrações concretas do seu desenvolvimento e da importância de interações sociais para a aquisição da linguagem.


Palavras-chave


Surdocego. Surdocegueira. Comunicação. Aquisição da Linguagem.

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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