INSERÇÃO DA LIBRAS NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CASTANHAL-PA: UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DE SURDOS QUE PERMEIA A DISCIPLINA NO CURRÍCULO

Eleny Brandão Cavalcante

Resumo


Este artigo é fruto de pesquisa de dissertação de mestrado, concluída em 2010, e tem como objetivo central a análise da concepção de educação de surdos presente na disciplina de Libras, que foi inserida no currículo oficial da Secretaria Municipal de Educação de Castanhal-Pa, na Educação Infantil, Ensino Regular e Educação de Jovens e Adultos, para surdos e ouvintes. Percebemos que o Município destaca-se por ter realizado a inserção da disciplina Libras, atendendo ao Decreto nº5626/05; no entanto, encontramos na proposta curricular contradições, pois, ao mesmo tempo que procura discutir os aspectos históricos e legais da educação de surdos, mantém resquícios do modelo médico-clínico, na medida em que prevê conteúdos relativos à reabilitação e prevenção. Assim, percebemos que não basta a inserção da disciplina, mas a discussão dos pressupostos conceituais acerca da educação de surdos deve estar consolidada, com o intuito de não negar o status linguístico da língua de sinais e excluir a cultura e identidade surda do currículo.


Texto completo: 346-366

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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