ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS COM SURDEZ EM SALA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Julio Cesar Torres, Gabriela de Sousa Martins, Bruno Martins Santos Ramires, Priscila Fracasso Caetano

Resumo


O artigo discute a elaboração e aplicação de atividades didáticas para o ensino de Biologia no Ensino Fundamental para alunos com surdez no Atendimento Educacional Especializado, em uma escola do sistema público do estado de São Paulo. O trabalho foi desenvolvido no contexto do estágio curricular supervisionado de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas, compreendendo as seguintes ações: desenvolvimento de conceitos básicos sobre “Cadeias Alimentares” e “Anatomia Humana”. Este projeto de estágio reforça a importância da utilização da Libras e da Pedagogia Visual para que os alunos com surdez compreendam efetivamente os conteúdos prescritos no currículo escolar. Conclui-se que os métodos utilizados para explanação dos conteúdos mostraram-se adequados, pois os alunos responderam corretamente aos questionamentos levantados em sala.


Palavras-chave


Formação de Professores; Estágio Curricular Supervisionado; Ensino de Biologia; Pedagogia Visual; Atendimento Educacional Especializado

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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