FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

Elvio Carlos Costa

Resumo


A exigência do mundo globalizado e a rapidez tecnológica na sociedade do conhecimento impõem repensar, refletir e implementar novas formas de ensinar e de aprender. O objetivo geral deste trabalho consistiu em construir uma proposta de trabalho por meio de uma metodologia ativa no primeiro semestre de 2016, através de formação contínua aos professores do ensino médio, técnico e integrado de uma unidade escolar do Centro Paula Souza, oferecendo subsídios para que o corpo docente possa significar, contextualizar, apropriar e replicar a experiência pedagógica em sala de aula. Utilizou-se o Arco de Maguerez, explicitado pela metodologia da problematização, seguindo a observação da realidade, palavras chave, teorização, hipóteses de solução e intervenção à realidade encontrada. Com esta experiência pedagógica, os professores puderam praticar uma metodologia ativa e ressignificar sua importância para apropriar-se de condições em replicar com seus alunos a associação do ato de ensinar e a gestão da aprendizagem.


Palavras-chave


Metodologias Ativas. Aprendizagem Baseada em Problemas. Formação Continuada. Aprendizagem Significativa. Estilos de Aprendizagem.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

Indexada em:


Latindex

bbe

 

clase

iresie