SIGNIFICADOS DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA ATRIBUIDOS POR ESTUDANTES DE PSICOLOGIA

Alexandre da Silva de Paula, Éder Aparecido de Carvalho, Leandro Cimonetti de Almeida, João Paulo Lima Rocha

Resumo


Esta pesquisa avaliou os significados da formação no ensino superior atribuídos  por alunos de um curso de psicologia do último período. Para a coleta de dados foram aplicados questionários sociográficos e entrevistas abertas com roteiro semiestruturado em cinco universitários do bacharelado em psicologia. Os discursos foram organizados em categorias temáticas, segundo a técnica denominada Análise de Conteúdo. A análise do material empírico indicou o confronto entre o nível teórico e o nível prático da formação universitária. Nessa tensão, os alunos afirmaram a importância dos estágios supervisionados, do vínculo com os professores e de um melhor aproveitamento nas aulas teóricas. Os resultados apontam para sentimentos como a insegurança, a incerteza e a ansiedade diante de um momento decisivo para vida que é a conclusão de um curso no Ensino Superior.


Palavras-chave


Ensino Superior. Formação de psicólogos. Ensino de psicologia.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

Indexada em:


Latindex

bbe

 

clase

iresie