SABERES DOCENTES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA

APARECIDA DE JESUS SOARES PEREIRA, Waldir Pereira da Silva

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo bibliográfico que tem como finalidade discutir perspectivas relacionadas aos saberes docentes e a formação do professor de Música, a partir das proposições constantes na Lei 9394/96, enriquecida pelas contribuições teóricas de diversos autores, dentre eles: Charlot (2005), Duarte Júnior (2003), Fonterrada (2008), Giroux (1997), Hypólito (1997), Kuenzer; Caldas (2009), Mateiro (2009), Santos (2011), Tardif (2002), que abordam aspectos legais relacionados às transformações ocorridas no processo de aquisição de saberes e no desenvolvimento da formação docente para a educação musical. Esse texto está dividido em três partes além da introdução, e as considerações finais que enfatizam a necessidade das universidades que oferecem cursos de licenciatura em música revisarem suas estruturas curriculares para a formação de professores que possam atuar como elemento transformador da sociedade na contemporaneidade.


Palavras-chave


Saberes docentes; Formação de Professores; Educação Musical

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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