A PROPOSTA PEDAGÓGICA DE JOHN LOCKE: A DETERMINAÇÃO PELO EMPIRISMO E PELO LIBERALISMO
Resumo
Discutir a proposta pedagógica de John Locke implica a necessidade de atenção aos seus princípios ideológicos e às suas compreensões acerca do conhecimento humano. Essas premissas influem diretamente no modo pelo qual ele entende o papel da educação na formação do homem burguês, responsável por delimitar os rumos sociais. A análise dos fundamentos de sua proposta educacional justifica-se pela atualidade de seus pensamentos e a influência que possui no pensamento educacional contemporâneo. Partindo da compreensão do empirismo, do liberalismo e de sua compreensão de Deus como o fundamento da virtude, finalidade última da educação, é possível compreender melhor sua proposta pedagógica, organizada a partir de conselhos para melhor formação do homem burguês.
Palavras-chave
Empirismo. Liberalismo. Tabula Rasa.
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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
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