A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA AGRÁRIA - DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Regiane Santos Lima, Raimunda Áurea Dias de Sousa

Resumo


O presente trabalho é fruto do projeto de Monitoria/2016, que ocorreu na Escola de Aplicação Professora Vande de Souza Ferreira da UPE - Universidade de Pernambuco/Campus Petrolina, tendo como norteador o componente curricular – Geografia Agrária. Os conteúdos relativos à questão agrária necessitam de um aprofundamento detalhado, justamente pelo Polo Juazeiro/Petrolina, em que docentes e discentes estão inseridos, serem marcados pela agricultura irrigada cuja alta produção e produtividade alcancam diferentes níveis de escala.  Por essa razão, este artigo objetiva analisar as questões ideológicas contidas na inserção da Geografia Agrária nos livros didáticos e como os professores lidam com esses assuntos no interior da sala de aula. A iniciação à docência parte da necessidade de o futuro professor colocar em prática e, ao mesmo, tempo quebrar a barreira existente entre a Geografia Agrária Universitária e a Geografia Agrária escolar.

 


Palavras-chave


Iniciação a Docência. Livro Didático. Geografia Agrária. Questão Agrícola. Geografia Agrária.

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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