A LITERATURA INDÍGENA NA ESCOLA: ANÁLISE DA OBRA “TEKOA: CONHECENDO UMA ALDEIA INDÍGENA”

Fabiana Claudia Viana Borges

Resumo


Este artigo, embasado pela teoria de Análise de discurso francesa, apresenta uma análise da obra literária indígena “Tekoa: conhecendo uma aldeia indígena”, escrita pelo Olívio Jekupé, que integra o Projeto de Iniciação Científica intitulado Literatura Indígena: Metodologia para a Sala de Aula na Escola Pública, desenvolvido no Centro Universitário Moura Lacerda, em 2016, que tem como objetivo apresentar reflexões e metodologias para o trabalho com literatura indígena na sala de aula. Assim, embasados pela Lei n° 11.645/08, a qual obriga a abordagem de temática indígena nas escolas, pela literatura, arte e cultura, propomos uma reflexão acerca dos sentidos sobre índios circulados na escola, deslocando os sentidos produzidos ao longo da história, a partir de uma proposta de trabalho com leitura, interpretação e discussão da literatura escrita por indígena. O livro aqui analisado permite refletir sobre o modo de vida do povo Guarani, sobretudo da aldeia Krukutu, em Parelheiros-SP, deslocando o índio de categoria genérica, homogênea.

Palavras-chave


Literatura Indígena; Interpretação; Lei n° 11.645/08; Memória.

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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