A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NO ESPAÇO ESCOLAR
Resumo
Este texto apresenta um relato de experiência do coordenador pedagógico no processo de formação de professores, realizado dentro de uma unidade educacional na Rede Municipal de Educação de São Paulo. Incialmente realizamos uma breve revisão da literatura sobre a formação de professores dentro das escolas fundamentando-nos nas ideias de Selma Garrido Pimenta (2012), descrevendo a importância da reflexão da prática docente no lócus escolar, em conjunto com as contribuições teóricas, produzidas pela Academia. Em seguida, realizamos a revisão legislação educacional dessa rede de ensino, o que garantiu um espaço de formação, na carga horária semanal do docente, realizado pelo Coordenador Pedagógico. Por fim, apresentamos o trabalho realizado pelo coordenador pedagógico em uma escola, na região sul da cidade de São Paulo, discutindo os temas da alfabetização e dos gêneros textuais na prática docente. Através desta formação, foi possível uma reflexão da prática docente e a integração dos professores da unidade escolar
Palavras-chave
Formação continuada – Educação Básica – Coordenação Pedagógica
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
Indexada em: