A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NUM CURSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Rosângela Martins Bernardes Nogueira, Maria Auxiliadora de Rezende Braga Marques

Resumo


Esse estudo teve como objetivo analisar a percepção dos docentes sobre a utilização das ferramentas tecnológicas num curso de nível superior na modalidade de EaD, e ainda compreender como os docentes vêm desenvolvendo sua prática pedagógica, diante das constantes inovações no campo das tecnologias da informação e comunicação. A educação a distância tem sido objeto de estudos, questionamentos e possibilidades, atribuindo ao uso das tecnologias da informação e comunicação nos espaços escolares. Se, de um lado, discute-se a vinculação dessas tecnologias ao processo educativo, por outro lado, configura-se que o momento de transformações estruturais na educação coloca a EaD como possibilidade de atender a uma demanda, a qual requer uma qualificação profissional, de modo a atender às novas exigências do mercado. Trata-se de um público, que na maioria das vezes não dispõe de tempo para atender às exigências dos cursos na modalidade presencial. Trata-se de uma realidade que cresce de forma significativa, sendo necessário entender como a EaD vem sendo desenvolvida no campo da prática docente, para que o aluno assegure sua formação no ambiente virtual. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, utilizando-se da entrevista semiestruturada como o instrumento para a coleta dos dados, em uma instituição de ensino superior, em um único curso. O processamento de análise dos dados foi realizado por meio da análise de conteúdo, utilizando-se o critério de categorias, que contribuiu para as discussões sobre os resultados. Configurou-se que, para a mediação pedagógica no ensino a distância atingir uma aprendizagem significativa é necessário que os professores tenham uma qualificação adequada, tanto com relação ao domínio técnico como pedagógico, para a prática docente em ambientes virtuais.


Palavras-chave


Ensino Superior; Educação a Distância; Ferramentas Tecnológicas. Ciências Contábeis

Texto completo: 259-279

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

Indexada em:


Latindex

bbe

 

clase

iresie