“Minha trajetória foi essa”... Identidades e formação das professoras de creche

DILMA ANTUNES SILVA

Resumo


Este texto é um recorte da dissertação de Mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Estudos Pós Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, que investigou o processo de constituição identitária de professoras de educação infantil. A proposta do trabalho foi a de compreender os processos pelos quais as identidades docentes se constituem e quais elementos ou fatores podem contribuir ou dificultar a construção dessas identidades. Para isso, foram coletadas entrevistas focadas na narrativa da história de vida de três professoras que exercem suas atividades docentes numa creche pública municipal da periferia de São Paulo, que iniciaram sua trajetória profissional neste campo como pajens. Neste texto buscamos estabelecer um diálogo com e entre as professoras participantes do referido estudo acerca dos processos e percursos trilhados na construção de suas identidades profissionais. Observou-se que cada experiência vivida foi fundamental para a construção das identidades profissionais, sobretudo humanas, nesse sentido a formação também teve um papel pontual, uma vez que contribuiu para uma mudança subjetiva e objetiva nas trajetórias de vida e profissional das participantes.

 

 

 


Palavras-chave


Identidade; Formação de professoras; Creche

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B2

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