TECNOLOGIAS E CURRÍCULO: IMPACTOS NA PRÁTICA EDUCATIVA E NO PAPEL DO PROFESSOR

Francismara Fernandes Guerra, Carlito A.S. Balbino, Ana Maria ÁLvare Martins Moreira

Resumo


A necessidade deste estudo surgiu do fato de que as tecnologias digitais da informação e da comunicação não são empregadas, constantemente, de forma construtiva no ensino, pois os professores não têm os devidos parâmetros e orientação para o uso das mesmas.  Portanto, objetiva-se avaliar como o processo de integração dessas tecnologias ao currículo escolar tem se desenvolvido. A metodologia empregada consiste de uma análise de relatos de profissionais da educação sobre a forma como são aplicados os recursos tecnológicos no contexto escolar; seus impactos no desenvolvimento do currículo e o papel do professor nesse processo. Foi possível identificar que os impactos esperados estão presentes em um discurso ideológico, em um contexto futuro, no qual se observariam mudanças no papel e na formação do professor, melhorias nas estruturas escolares e novo posicionamento das políticas públicas. Mas, quando empregadas,o uso das tecnologias é realmente eficaz e o papel do professor nessa integração é primordial e essencial, pois favorece a efetivação de uma educação que torna os sujeitos em autores do conhecimento.

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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