O ENSINO DE ARTES E OFÍCIOS NO BRASIL COLÔNIA

Renant Araújo Morais

Resumo


O presente trabalho examina a trajetória do ensino de ofícios manuais no Brasil no período colonial entre 1530 e 1808 buscando o desenvolvimento – avanços e recuos – do ensino de artes e ofícios inserido no contexto mais amplo do processo de colonização. A pesquisa analisa o desenvolvimento do ensino de artes e ofícios em diversos espaços – nos engenhos, nos estaleiros improvisados, nas missões jesuíticas, na mineração – procurando enfatizar a sua articulação com a realidade econômica e social da colônia. A pesquisa enfoca a dualidade existente entre o ensino propedêutico, destinado à elite da sociedade, e o ensino de artes e ofícios destinado aos pobres, desvalidos e órfãos. A matriz epistemológica que respalda o trabalho é o materialismo histórico dialético desenvolvido por Karl Marx e Friedrich Engels.


Palavras-chave


Educação; Ensino Profissionalizante; História da Educação

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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