PLANEJAMENTO DE AULAS DE MÚSICA EXPERIÊNCIAS DOS ACADÊMICOS DO PIBID/MÚSICA DA UNIMONTES
Resumo
Resumo: Este trabalho apresenta um relato das experiências e propostas didático-pedagógicas sistematizadas em planejamentos de aula desenvolvidos pelos acadêmicos do Pibid/Música da Unimontes. O principal objetivo foi elaborar e aplicar planos de aula preparando os futuros professores para o ensino de música nas escolas de educação básica. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de criar seus próprios planos de aula, de forma coletiva, tendo como base alguns artigos científicos específicos da área de música, apresentados como fundamentação teórica para direcionar o desenvolvimento dos planos de aula. Como referencial teórico baseou-se em: Arruda (2012), Francischett; Girotto; Mormul (2012), Gandin (2001; 2009), Gauthier (2006), Hentschkee; Del Ben (2003), Libâneo (1994), Montandon (2012), Quadros Jr.; Costa (2015), Quadros Jr; Costa; Mattos Jr (2015), Romanelli (2009), Souza; Torres (2009), Tardif (2011). As conclusões alcançadas evidenciam que a construção coletiva dos planos de aula facilitou o desenvolvimento de práticas pedagógicas para o ensino de música. As atividades de planejamento de aulas foram de fundamental importância para conscientizar os pibidianos da sua necessidade e importância, e também constituiu em um acervo significativo para a prática pedagógica, criados de forma coletiva com base em experiências individuais .e conjuntas.
Palavras-chave
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
Indexada em: