O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E A BANDA ESCOLAR: a atualização de uma tradição

Maura Penna, Eliane Mendes, Alan Araújo Brito, Ian Bandeira Linhares, Olga Renalli Barros, Raquel Dantas Gomes Pereira

Resumo


Atividades musicais estão presentes de diversas maneiras na educação básica, sendo as bandas escolares frequentes como atividades extracurriculares, configurando um espaço significativo de vivência musical. O Programa Mais Educação oferece atividades educativas para a ampliação da jornada escolar, dentre elas oficinas de música. Tomando como base estudos de caso em escolas públicas da Grande João Pessoa, com uso de observações e entrevistas semiestruturadas, este artigo descreve e analisa práticas educativo-musicais em três bandas do programa. A análise revelou benefícios referentes à socialização dos alunos, disciplina e oportunidade de apresentações. Mostrou ainda uma prática educativa baseada na tradição das bandas, predominantemente não reflexiva. Conclui-se que, como não se relacionam com as propostas pedagógicas das escolas, as bandas do Mais Educação contradizem as propostas do programa de formação humana integral em uma escola de tempo completo.


Palavras-chave


Programa Mais Educação; Bandas escolares; Educação integral.

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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