ASPECTOS DA CARREIRA DOCENTE NA PERSPECTIVA DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE PERÍODO INTEGRAL NO ESTADO DE SÃO PAULO

Ana Lara Casagrande, Joyce Mary Adam

Resumo


Este artigo visa analisar aspectos da carreira docente no projeto Escola Estadual de Ensino Médio de Período Integral. A carreira docente passa por algumas modificações nesse projeto, os docentes tem dedicação exclusiva, recebem um percentual salarial superior para tal e tem propostas diferenciadas de formação dentro do ambiente escolar. Para cumprir com esse propósito, são trazidos dados e reflexões da pesquisa de doutorado intitulada “Gestão Pública da Educação Paulista: as políticas de carreira docente e o novo ensino médio”, desenvolvida sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Joyce Mary Adam de Paula e Silva – Universidade Estadual Paulista. Promove-se, ainda, a descrição de uma escola de Ensino Médio de Período Integral do Estado de São Paulo, que iniciou as atividades no ano de 2014, com a finalidade de trazer da prática as pistas dos efeitos da implantação do projeto para os docentes que nela atuam. Por meio dos contatos com a escola, é possível perceber aspectos positivos com relação ao desenvolvimento pedagógico e aspectos negativos sobre o trabalho docente, como o aumento da burocracia. Sobre a formação, é centrada nos pilares do novo projeto de escola.


Palavras-chave


Ensino de Tempo Integral; Ensino Médio; Gestão Pública

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B2

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