OS PERIÓDICOS EDITADOS PELA DIRETORIA GERAL DE INSTRUÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO E O IDEAL DE DEMOCRACIA (1930-1931)

Rita de Cássia Souza Spíndola, Alessandra David

Resumo


Este trabalho faz parte da linha de pesquisa Currículo, Cultura e Práticas Escolares e está inserido na sublinha História da Educação e Currículo, sendo parte de dissertação defendida.  É resultado da análise dos periódicos editados pela Diretoria de Instrução Pública do Estado de São Paulo, entre os anos de 1930 e 1931. Tem como metodologia de pesquisa o método histórico e a análise documental. Sabendo-se da importância que esses periódicos tiveram como veículo de expressão dos líderes e dirigentes do ensino público paulista, bem como, de elemento divulgador das concepções que definiam o pensamento pedagógico do movimento escolanovista, intentou-se, com esta análise, entender quais processos historicamente instituídos permearam a ideologia concebida e articulada nesses periódicos educacionais, a fim de identificar a concepção do ideário democrático veiculado nesse período, por meio da análise dos artigos  neles contidos. Assim, pode-se dizer que o termo democracia percorreu ideias que incitavam patriotismo, nacionalismo e erradicação do analfabetismo, passando por escola para todos, autonomia didática, modo de vida em consenso, transbordando para questões que transitavam entre o político e o público. O ideal democrático instalou-se numa polarização de ideias com vistas à legitimação de poderes, com os espaços íntimos sendo conquistados em nome de ideais maiores. Pretendeu-se, com esta pesquisa, buscar entendimentos sobre o ideário democrático no campo educativo, que possivelmente vieram a impregnar o processo de democratização do ensino brasileiro ao longo dos tempos. Observa-se que as disputas, entre os anos 1920 e 1930, permeadas pelo ideário democrático defendido pelo movimento escolanovista, transformaram-se, ao longo das décadas seguintes, em mera democratização do sistema e na universalização do ensino.


Palavras-chave


Periódicos Educacionais; Escola Nova; Democracia.

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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