ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: O LUGAR DO PLANEJAMENTO E DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Maria Elizabete Souza Couto, Livia Andrade Coelho

Resumo


Este texto foi construído a partir de um trabalho de campo, interdisciplinar, realizado nas disciplinas Currículo e Tecnologias Educacionais, desenvolvido com alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Estadual de Santa Cruz, no ano de 2012, com o objetivo de compreender e analisar o lugar do planejamento na organização do trabalho docente, da prática pedagógica e das relações com as TD (computadores). A pesquisa realizada foi de natureza descritiva e analítica, em 17 instituições de ensino, públicas e privados, localizadas nos municípios de Ilhéus e Itabuna, no estado da Bahia. Entre os resultados apresentados, destacamos que o ato de planejar é contínuo e deve ser considerado como processo formativo dos professores enquanto ação política e pedagógica na escola. Entretanto, também foi pontuado o acúmulo de funções dos coordenadores pedagógicos, ausência de participação dos professores na atualização do Projeto Político Pedagógico, o número insuficiente de computadores nas escolas para atender a quantidade de alunos matriculados, a velocidade insuficiente da conexão com a internet que limita o uso, assim como a ausência de manutenção dos computadores.

 

 


 

 

 


Palavras-chave


Trabalho docente. Planejamento. Tecnologias Digitais. Formação de professores.

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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