SOCIALIZAÇÃO, FORMAÇÃO E PRODUTIVIDADE ACADÊMICA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: UMA PROBLEMÁTICA INSTITUCIONAL
Resumo
O artigo visa analisar o perfil e a produtividade acadêmica de estudantes universitários, no contexto dos impactos do capitalismo flexível no ensino superior. De maneira específica discute-se o processo de socialização, formação e produtividade acadêmica dos estudantes no âmbito da universidade. Participaram da pesquisa 120 estudantes dos Centros de Ciências relacionados às áreas Biológicas, Humanas e Exatas de uma universidade pública. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário. A análise qualitativa dos dados foi realizada com base no processo de categorização dos conteúdos semânticos fundamentados em aportes teóricos de perspectivas críticas. Entende-se que a socialização na universidade é produzida a partir do que o estudante traz consigo e, ao mesmo tempo, é produtora da formação profissional do mesmo. Os dados da pesquisa revelam que dentre as atividades realizadas no decurso discente, o maior índice de participação se concentra nos eventos científicos e em programas de iniciação científica, o que corrobora a concepção da maior valorização da pesquisa, destituindo a universidade de seu compromisso social de formar integralmente no ensino, na pesquisa e na extensão. Conclui-se que a formação social, cultural e política do estudante universitário estão deficitárias, considerando-se sua baixa inserção nos grupos formais e informais, além do pequeno índice de realização de estágios. Este fato sinaliza uma possível ampliação do individualismo que está fundamentada na competição no campo universitário. Pode-se afirmar que a formação acadêmica do estudante, produzida na universidade, visa proporcionar condições técnicas relacionadas com a estrutura econômica da sociedade.
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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
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