COMO APRENDEM AS PESSOAS JOVENS E ADULTAS: UMA REFLEXÃO À LUZ DA ANDRAGOGIA.
Resumo
Resumo O presente trabalho, recorte de uma dissertação de mestrado concluída no ano de 2005, apresenta o resultado de uma investigação sobre a concepção dos professores e os sentidos que assumem o processo de aprendizagem de pessoas jovens e adultas no contexto da EJA. Foi desenvolvida com a participação de gestores, professores e coordenadores pedagógicos do sistema de ensino municipal de Teresina, capital do Piauí. Utiliza como procedimentos metodológicos para produção de dados o questionário, a entrevista e o grupo focal. A organização e a interpretação dos dados apoiam-se em Bardin (2011), Oliveira (2007) e nos princípios da Análise do Discurso. Os resultados alcançados apontam para uma concepção de aprendizagem onde se valorizam a experiência e saberes dos estudantes e encara os adultos como pessoas que sabem fazer suas escolhas e que percebem e analisam as consequências dessas escolhas.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Aprendizagem; Andragogia.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
Indexada em: