A RELAÇÃO MUSEU/ESCOLA E AS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DE UM MUSEU DE ARTES

Rossano Antenuzzi de Almeida, Laélia Portela Moreira

Resumo


Resumo

O artigo trata da relação museu-escola, e focaliza as práticas pedagógicas de professores de artes visuais do Ensino Médio do Rio de Janeiro e de como tem se desenvolvido o ensino dessa disciplina em escolas das redes pública e privada, no que se refere ao intercâmbio com os espaços museológicos.  A pesquisa realizada foi do tipo qualitativo e incluiu  análise da legislação pertinente, de documentos relativos à seção educativa de um museu de artes e entrevistas com professores de artes visuais dessa cidade. Inicialmente, apresenta-se a análise da legislação e políticas para o ensino da arte. Na sequência, discute-se o museu como espaço educativo em suas relações com a escola. Na última seção, apresentam-se os resultados das entrevistas realizadas com 15 professores de artes visuais do ensino médio e, finalmente, as conclusões e recomendações.

Palavras chave: Ensino da Arte, Relação Museu-escola, Museu Nacional de Belas Artes.

 

 


 


Palavras-chave


Ensino da Arte; Relação Museu/escola

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

Indexada em:


Latindex

bbe

 

clase

iresie