A RELAÇÃO MUSEU/ESCOLA E AS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DE UM MUSEU DE ARTES
Resumo
Resumo
O artigo trata da relação museu-escola, e focaliza as práticas pedagógicas de professores de artes visuais do Ensino Médio do Rio de Janeiro e de como tem se desenvolvido o ensino dessa disciplina em escolas das redes pública e privada, no que se refere ao intercâmbio com os espaços museológicos. A pesquisa realizada foi do tipo qualitativo e incluiu análise da legislação pertinente, de documentos relativos à seção educativa de um museu de artes e entrevistas com professores de artes visuais dessa cidade. Inicialmente, apresenta-se a análise da legislação e políticas para o ensino da arte. Na sequência, discute-se o museu como espaço educativo em suas relações com a escola. Na última seção, apresentam-se os resultados das entrevistas realizadas com 15 professores de artes visuais do ensino médio e, finalmente, as conclusões e recomendações.
Palavras chave: Ensino da Arte, Relação Museu-escola, Museu Nacional de Belas Artes.
Palavras-chave
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
Indexada em: