DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Resumo
A inclusão é um tema relevante no atual cenário da educação. Gestores, escolas, professores, pais, alunos e sociedade discutem e estudam como este novo paradigma traz impactos em todos os níveis de educação. Frente a esta demanda, é fundamental que todas as partes envolvidas possam ser ouvidas, estudadas e analisadas. O presente estudo traz a voz das pessoas com deficiência intelectual sobre a inclusão na disciplina de educação física, em um estudo qualitativo por meio de entrevistas semi-estruturadas. O universo do estudo é um município de pequeno porte do sudeste do estado de Minas Gerais, com população de 20.430 pessoas, tendo como economia de base a agropecuária (café e leite). Participaram dez alunos, cinco do sexo masculino e cinco do sexo feminino, com idade entre 12 e 15 anos e que frequentavam do 5º ao 7º ano do ensino fundamental II. Conclui-se, por este estudo, que os alunos com deficiência apresentam uma imagem positiva de si na escola regular e que são pessoas capazes de formular representações significativas sobre si. Apresentam bom relacionamento com os professores e colegas e participam das aulas de educação física.
Palavras-chave
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
Indexada em: