DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Ieda mayumi sabino kawahsita, Tárcia Regina da Silveira Dias

Resumo


 

A inclusão é um tema relevante no atual cenário da educação. Gestores, escolas, professores, pais, alunos e sociedade discutem e estudam como este novo paradigma traz impactos em todos os níveis de educação. Frente a esta demanda, é fundamental que todas as partes envolvidas possam ser ouvidas, estudadas e analisadas. O presente estudo traz a voz das pessoas com deficiência intelectual sobre a inclusão na disciplina de educação física, em um estudo qualitativo por meio de entrevistas semi-estruturadas. O universo do estudo é um município de pequeno porte do sudeste do estado de Minas Gerais, com população de 20.430 pessoas, tendo como economia de base a agropecuária (café e leite). Participaram dez alunos, cinco do sexo masculino e cinco do sexo feminino, com idade entre 12 e 15 anos e que frequentavam do 5º ao 7º ano do ensino fundamental II. Conclui-se, por este estudo, que os alunos com deficiência apresentam uma imagem positiva de si na escola regular e que são pessoas capazes de formular representações significativas sobre si. Apresentam bom relacionamento com os professores e colegas e participam das aulas de educação física.


Palavras-chave


: educação inclusiva, educação física, deficiência intelectual.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

Indexada em:


Latindex

bbe

 

clase

iresie