DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: A (DES) CONSTRUÇÃO

Filomena Elaine P. Assolini, Andrea Coelho Lastória, Noeli Prestes Padilha Rivas

Resumo


Fundamentados no referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso de matriz francesa, na Psicanálise e nas contribuições de recentes pesquisas da área de Ciências da Educação, em especial as que se debruçam sobre a formação profissional docente, apresentamos um recorte de uma pesquisa maior, que investigou se e como a articulação dos saberes profissionais técnicos e práticos contribuem para a constituição da identidade docente. Nosso corpus foi formado a partir de entrevistas e depoimentos escritos de nove professores universitários, de diferentes universidades, responsáveis por disciplinas de Metodologia de Língua Portuguesa, História e Geografia, Matemática e Ciências, em cursos de Licenciatura em Pedagogia. Os resultados de nossas análises mostram que: 1) os sujeitos-professores sabem que o exercício da docência exige-lhes múltiplos saberes e mostram-se dispostos a superar os desafios que o dia a dia da sala de aula lhes traz, dentre eles a questão da pouca leitura dos estudantes e os inúmeros fatores que intervêm para a consolidação do estágio; 2) rótulos, estereótipos e slogans que circulam a respeito do curso de Pedagogia devem ser urgentemente submetidos a análises críticas e reflexões mais argutas, posto que os sentidos dessas manifestações linguístico-ideológicas ecoam no interdiscurso de docentes e de estudantes, afetando negativamente a identidade desses sujeitos.


Palavras-chave


Docência no Ensino Superior; Práticas Pedagógicas; Identidades

Texto completo: 34-50

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

Indexada em:


Latindex

bbe

 

clase

iresie