LETRAMENTO E O ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: CONFLUÊNCIAS A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

Aline Nathalia Marques, Bárbara Martins de Lima Delpretto

Resumo


Este estudo é decorrente de reflexões referentes ao letramento no processo de alfabetização do aluno com deficiência intelectual, no que tange a disciplina de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Básica Inclusiva II, componente da grade curricular do curso de Licenciatura em Educação Especial, na Universidade Federal de São Carlos (SP). Sendo assim, neste artigo são apresentados dados obtidos durante o período de estágio, no qual buscamos compreender a construção dos processos de aprendizagem do aluno com deficiência intelectual, sujeito deste estudo, por meio do letramento e da utilização do desenho como ferramenta para o processo de desenvolvimento e para a alfabetização do aluno. A experiência pedagógica foi realizada em uma escola da rede pública de ensino fundamental, no município de São Carlos (SP).


Palavras-chave


Letramento; Desenho; Deficiência Intelectual; Inclusão; Estágio Supervisionado.

Texto completo: 313-336

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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