Narrar Estórias da História de Portugal a alunos com DID do 2.º CEB num agrupamento de escolas portuguesa (estudo de caso)

Ernesto Candeias Martins, Claudia Assis Marques

Resumo


Trata-se de um estudo de caso, realizado em 213, de metodologia qualitativa (paradigma interpretativo e socio-critico) que analisa a importância da narração do conto, através de, no processo de ensino-aprendizagem a n=7 alunos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais do 2.º Ciclo num Agrupamento de Escolas em Lisboa, abrangidos pelo Decreto-lei 3/2008, de 7 de janeiro. Sabemos que os conteúdos de ‘H.ª e Geografia de Portugal’ para aqueles alunos é mais significativa se for realizada por estampas ou imagens nas narrações. Os objetivos previstos são: compreender os efeitos pedagógicos do conto, leitura narrativa e da imagem (total=20 estampas) na aquisição de competências básicas desses alunos, aplicando um Plano de intervenção de 8 narrações de ‘Estórias de H.ª de Portugal’. Utilizámos as técnicas de observação participante (sala de aula), entrevista ao professor da turma, análise documental (processos individuais)), fichas de auto avaliação de cada sessão, entrevista ‘focus group’ (pós plano). Adotamos a técnica de triangulação de dados, com o apoio das notas de campo e teoria fundamentada, que permitiu constatar o elevado grau da importância do conto, imagem e da leitura naqueles alunos. As estampas foram ferramentas didáticas e lúdicas eficazes na abordagem da disciplina. O estudo registou resultados positivos na aquisição de competências básicas nos alunos ao nível curricular e aquisição de conhecimentos, uma maior interação dos alunos com os colegas da turma/grupo e com o professor (questionamento).

Palavras-chave


História de Portugal; Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID); conto didático; estampas; leitura expressiva;

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

Indexada em:


Latindex

bbe

 

clase

iresie